Artigos

18 de abril de 2024

DO NOVO NORMAL AO NOVO EXCEPCIONAL!

Os ambientes de negócios se modificam, sempre se modificaram… Mas estas mudanças estão ocorrendo cada vez de forma mais intensa e mais rápida.   A descrição de um ambiente de negócios relativamente estável e previsível era comum até meados do […]
4 de março de 2024

Sentir-se jovem, sentir-se bonita ou sentir-se bem? O que define o comportamento da consumidora 40+

Recentemente me deparei com um questionamento por parte de um cliente que atua no ramo de produtos de moda: por que a mulher com mais de 40 anos compra um sapato? Evidentemente, como nós profissionais de marketing sabemos, mais do […]
11 de dezembro de 2023

EU SOU NINGUÉM E NÃO SOU TODO MUNDO!!!

Tenho ouvido muitas expressões do tipo: “Ninguém faz mais isso”, “ninguém gosta disso”, “ninguém mais usa isso”. Ou ainda: “todo mundo usa”, “todo mundo quer”. Será que eu sou ninguém e não faço parte do mundo?   Do ponto de […]
16 de novembro de 2023

PRIORIZAÇÃO DO IMPORTANTE

Uma das principais questões relacionadas com a gestão do tempo, diz respeito a como estabelecer prioridades, começando pelo importante!   Para atender este ponto, temos diversas ferramentas, como é o caso da matriz de urgência x importância, ou Matriz de […]
22 de agosto de 2023

NECESSIDADE, VONTADE E CORAGEM: UMA TRÍADE PARA A AÇÃO

Procrastinar é da natureza humana. Mas, conhecendo a sua origem, podemos combatê-la!   Nós, humanos, temos a característica natural de nos mantermos em uma situação confortável, comumente chamada de “zona de conforto”. A origem deste fato, remonta à forma como […]
7 de agosto de 2023

“O Rinoceronte Cinza” de Michele Wucker – Resenha

Uma leitura fascinante, recheada de conceitos de economia comportamental. Vale conferir! “O Rinoceronte Cinza” é uma obra de Michele Wucker que aborda um conceito crucial para o nosso mundo moderno e dinâmico: o risco óbvio, iminente e negligenciado. A autora […]
21 de abril de 2023

CONTÁGIO EMOCIONAL

Como seres sociais, somos influenciados pelo ambiente com o qual interagimos. Então, cuidado com as situações que você se permite!   Você já deve ter percebido que, quando chega em um ambiente com pessoas sorrindo, falando de forma descontraída e […]
16 de fevereiro de 2023

QUAL O CHEIRO DA SUA MARCA?

Se você andar de olhos vendados em um shopping, em algum momento você saberá em frente de qual loja está passando. Simplesmente pelo seu cheiro!   Seja arredondado ou arrebitado, grego ou aquilino, grande ou pequeno, seu nariz tem um […]
18 de janeiro de 2023

VIVA SEM NEURA

Você quer uma vida tranquila, consigo mesmo e com os que lhe cercam? Então comece a se conhecer melhor. Tenho a convicção de que o ponto de partida para estar de bem com a vida é o autoconhecimento. O entendimento […]
17 de novembro de 2022

METAVERSO: ESTAMOS A MEIO CAMINHO DE MATRIX?

Não quero me posicionar contrário ao Metaverso, nem ser chamado de “Cavaleiro do Apocalipse”. Apenas levantar algumas questões para reflexão sobre esta nova tecnologia, com base em alguns conceitos neurocientíficos.   Toda tecnologia é um meio, não um fim em […]
4 de agosto de 2022

RESENHA: A PSICOLOGIA FINANCEIRA

“Ser bem-sucedido financeiramente nem sempre tem a ver com o que você sabe, mas com a forma como você se comporta.” Esta é a primeira frase, e que já chama muito a atenção, do livro de Morgan Housel (Ed. Harper […]
23 de junho de 2022

RELACIONAMENTO SEM NEURA

Somo seres sociais e, portanto, o relacionamento com o outro é um fator chave de sucesso em qualquer situação: pessoal, profissional e nas organizações.   Compreender o nosso semelhante já não é fácil. E quando não é tão semelhante, então? […]
12 de maio de 2022

O TEMPO ESTÁ PASSANDO CADA VEZ MAIS RÁPIDO? CUIDADO!

A maioria das pessoas tem esta impressão. Mas isso pode ser um alerta importante sobre como você está conduzindo a sua vida! As formas de medir o tempo foram criadas pelo homem apenas como um meio de organizá-lo; entretanto, não […]
7 de abril de 2022

NEUROMANAGEMENT – PARTE 2:
RESPOSTA A MUITAS PERGUNTAS

RESPOSTA A MUITAS PERGUNTAS   Trazer os conhecimentos obtidos a partir dos estudos das neurociências para a gestão dos negócios com intuito de aumentar os resultados das empresas num ambiente empresarial cada vez mais complexo, gerando vantagem competitiva perante a […]
22 de março de 2022

NEUROMANAGEMENT – PARTE 1:
NÃO SE RESOLVE NOVOS PROBLEMAS COM VELHAS SOLUÇÕES

NÃO SE RESOLVE NOVOS PROBLEMAS COM VELHAS SOLUÇÕES   Falar de técnicas e ferramentas de gestão é algo comum em cursos, livros e palestras. Entretanto, quando se analisa em profundidade, os conceitos apresentados não são novos. Não há como evitar […]
31 de janeiro de 2022

A Química da Racionalidade

Recentemente foi publicado no Michigan Journal of Economics um artigo de Amer Goel, com o intrigante título “Neuroeconomia: a química da racionalidade”. Permito-me, aqui, reproduzir este artigo, tecendo alguns comentários pessoais, quando relevante. “Poderíamos resolver todos os nossos problemas se […]
22 de outubro de 2021

Cuidado! Seu cérebro quer enganar você

O que é a realidade? Aquilo que, de fato, existe ou a forma como o nosso cérebro processa os estímulos e informações que recebemos do meio externo?   Em geral, acreditamos que a realidade é exatamente o que percebemos. Mas, […]
16 de setembro de 2021

Do marketing ao neuromarketing

Trabalho com marketing já faz um quarto de século! E posso dizer que já completei Bodas de Prata e continuo apaixonado por esta disciplina. Mas, como em toda área de conhecimento, os conceitos e aplicações não são estanques, eles evoluem. […]
1 de agosto de 2021

A fisiologia pode influenciar os seus resultados financeiros?

Comecei esta série de artigos e também vou termina-la, respondendo positivamente a pergunta-título. SIM! Existem uma série de fatores fisiológicos que afetam os nossos resultados financeiros. Vamos ver alguns… Diversas condições fisiológicas afetam o nosso comportamento perante a decisões financeiras. […]
17 de julho de 2021

O que nos motiva mais: os ganhos ou as perdas?

Toda tomada de decisão, inclusive financeira, envolve necessariamente o que se vai ganhar com a decisão e o que se perde com ela. Para afinar nossas decisões é bom entender que ganhos e perdas têm pesos diferentes. Outra importante contribuição […]