A nova edição (2012) do clássico de John Whitmore “Coaching for performance” (1992), revisada e ampliada, explica claramente os princípios do coaching, ilustrando com muitos exemplos de aplicação no meio empresarial e esportivo. Há acréscimo de novos capítulos, incluindo detalhes sobre o coaching transpessoal avançado, o processo e o resultado da mudança do coaching para liderança, a evolução e a responsabilidade social e o futuro do coaching e suas aplicações em tempos de crise e mudanças.
Dividido em quatro partes, o autor começa apresentando os princípios do coaching, explicando o seu conceito e a sua origem, bem como todo o leque de situações em que pode ser aplicado. A abordagem, neste capítulo, é aplicada tanto ao profissional coach como para o gerente coach, que é colocado como a grande evolução na prática da liderança. Evidentemente que a natureza da mudança recebe um destaque especial, visto que faz parte da base de todo o processo.
Dentre os principais conceitos ligados à natureza do coaching, o autor destaca a base de sua filosofia, em que “desenvolver a consciência e a responsabilidade é a essência do bom coaching”. Apresenta também “a mente é a chave”, colocando os aspectos ligados á atitude mental, conhecimentos (técnica) e experiência (aptidão), que nada mais é do que a fórmula do CHA da Gestão de Pessoas.
Entrando no campo da técnica, o autor apresenta as “perguntas eficazes” (que também conhecemos como perguntas poderosas). Além de colocar as principais técnicas para a aplicação das perguntas, como trabalhar com perguntas abertas, as palavras interrogativas (‘o quê’, ‘quando’, ‘quem’ e ‘quanto’), a atenção aos detalhes, e a observância das questões não verbais, também apresenta uma série de exemplos de perguntas úteis para as sessões.
Na sequência, é trabalhado o estabelecimento de metas, sendo que, além das características SMART, tem o seu escopo ampliado para: positivamente definidas; entendidas; relevantes; éticas e ainda: desafiadoras; legalmente constituídas; ambientalmente saudáveis; adequadas; e registradas.
Na segunda parte do livro (a prática do coaching), o autor apresenta uma série de princípios que facilitam a aplicação das técnicas, começando pelo ciclo da aprendizagem (que inicia com a incompetência inconsciente, passando para a incompetência consciente, a competência consciente, até chegar na competência inconsciente). Também apresenta a hierarquia das necessidades de Maslow e as perguntas de coaching para sentido e propósito GROW (Meta, Realidade, Opções e Vontade).
Ainda nesta parte, o autor trabalha a aplicação do coaching no desenvolvimento de equipes, relacionando as etapas do desenvolvimento (cooperação, asserção e inclusão) com as hierarquias das necessidades de Maslow. Bastante interessante nesta parte do livro é a aplicação do coaching em equipes no sentido de alcançar a cooperação entre seus membros, sendo apresentadas muitas sugestões que podem ser incluídas como regras básicas no desenvolvimento de equipes.
Também são abordadas formas de vencer obstáculos ao coaching, tanto externos (da organização e das equipes) quanto internos (das próprias pessoas) e os contrapontos que podem ser utilizados com os múltiplos benefícios do coaching.
A terceira parte do livro aborda a liderança para o alto desempenho, apresentando o desafio dos líderes, os fundamentos e as características da liderança. Neste sentido o autor destaca que “os líderes do futuro precisam ter valores e visão, e ser autênticos e ágeis, sintonizados e com um propósito”.
Na quarta parte é apresentada a transformação pelo coaching transpessoal, abordando questões como a Inteligência Emocional (Daniel Goleman) e a Inteligência Espiritual (Danah Zohar) bem como ferramentas da psicologia transpessoal. Finalizando, os autores discorrem sobre o futuro do coaching, a sua aplicação em novas áreas, o coaching para a mudança e o coaching para o crescimento pessoal.
Uma obra completa, bibliografia básica sobre o assunto. Diria que uma quase “bíblia do coaching” que deve estar presente na biblioteca de todos os profissionais da área.