Cmoo arpvoetair orpotnuideads em tmeops de cisre

Cmoo arpvoetair orpotnuideads em tmeops de cisre

É isso mesmo! Se você conseguiu ler (e eu acredito que sim, mesmo que apenas a primeira e a última letra de cada palavra estejam na posição correta!) é isso que eu quero demonstrar no meu papo: como temos capacidades inconscientes, que podem ser utilizadas como recursos importantes em nossas atividades (pessoais, profissionais e organizacionais).

 

Nos últimos anos tenho aprofundado os meus estudos no campo das neurociências. Desde o início dos anos 2010 tenho estado atento a temas como o neuromarketing, a psicologia evolucionista e a economia comportamental. Mas nos dois últimos anos tenho aprofundado academicamente os temas ligados às neurociências aplicadas aos negócios, incluindo a fisiologia do consumo, neurovendas, neuroliderança, neurocoaching, neuroeconomia, dentre outros.

De uma forma mais ampla, posso dizer que tenho concentrado meus estudos e a minha atuação profissional, através das consultorias e treinamentos, na área do NEUROMANAGEMENT. Para quem não tem familiaridade com o termo (e tenho certeza que a grande maioria das pessoas ainda não tem), defino:

 

“Neuromanagement é a utilização dos modernos conhecimentos das neurociências aplicados à gestão”

 

E quando falo em gestão estou falando nos diversos aspectos que podem ser especificados com o prefixo “neuro”, como neuromarketing (conceitos de neurociências aplicado ao consumo), neuroeconomia (aplicados à tomada de decisão), neurocoaching (à performance pessoal), neuroliderança (à performance organizacional), neuromudança (à gestão da mudança), dentre outros.

O fato é que, somos todos dotados de um cérebro, programado para funcionar predominantemente de forma inconsciente, que define os nossos comportamentos. E são os comportamentos que definem todos os aspectos mercadológicos e organizacionais. Consequentemente, conhecer profundamente o funcionamento deste órgão, nos permite aumentar a assertividade de nossas escolas. Parafraseando Dan Ariely, Professor de Economia do MIT e da Sloan Scool of Management, que disse que “entender como somos previsivelmente irracionais é o ponto de partida para aperfeiçoar nossas decisões e melhorar o nosso modo de vida”, coloco minha visão mercadológica:

 

“Entender como seu cliente é previsivelmente irracional é o ponto de partida para aperfeiçoar a sua abordagem de vendas e melhorar os seus resultados.”

 

Enfim, a gestão das nossas atividades pessoais, profissionais e organizacionais, pode se aproveitar muito dos novos conhecimentos que a neurociências nos proporciona, em especial nestes tempos em que muitos falam da “cisre”. Ou seja, o NEUROMANAGEMENT é um caminho para encontrarmos grandes oportunidades nestes momentos.

Portanto te convido a se aprofundar no tema. E vou te ajudar! Nos próximos artigos e publicações vou dar dicas, ou melhor, NEURODICAS, que poderás aplicar no teu dia-a-dia, na tua atividade profissional e na tua empresa, todas fundamentadas pelas neurociências, e que irão melhorar a tua performance!

Vem comigo e um GRANDE ABRAÇO!