UM OLHAR SOBRE A ECONOMIA PRATEADA

UM OLHAR SOBRE A ECONOMIA PRATEADA

Em palestras que ministro, costumo fazer uma provocação com a plateia. Digo: “Levanta a mão, quem quer ficar velho!”. Normalmente, são poucos que fazem o sinal. Então, replico: “Aqueles que não levantaram a mão querem morrer cedo?”

Faço isso a título de brincadeira, mas com um imenso fundo de verdade. Envelhecer é fluxo natural da vida. Só não envelhece quem deixa de viver!

A questão não é SE você vai envelhecer, mas COMO fará isso. Acredito que você, assim como eu, quer envelhecer com saúde e qualidade de vida. E, apesar de muitos quererem evitar, quanto mais cedo começamos a nos questionar sobre esse tema, maior as probabilidades de tomarmos as ações necessárias para que possamos atingir este objetivo.

Além de encarar esta irreversível verdade, temos que nos preparar para viver por mais tempo. Quando vim ao mundo, em 1965, a expectativa de vida ao nascer, segundo dados do IBGE, era de 52,1 anos. Isto significa que, no momento que estou escrevendo estas linhas, eu já deveria estar morto!

Felizmente, de lá para cá, as coisas melhoraram. Quando meu filho Marcellus nasceu, em 1991, a expectativa de vida do brasileiro já era 66,9 anos. Em 2016, Maíra, minha neta, já pode esperar viver 76,0 anos. E na última atualização do IBGE, a partir dos dados do Censo de 2022, já aponta para 77 anos como sendo a expectativa de vida média para nós, brasileiros. 

Ou seja, estamos vivendo mais. E, fundamentalmente, queremos viver melhor! Para isso, é importante entendermos as modificações naturais que acontecem com o passar da idade. Isso é válido para todos, como autoconhecimento. 

Porém, para profissionais de mercado, este conhecimento é de extrema importância como subsídio para melhor entender e atender este público tão importante. Claro que, como profissional de marketing, o foco de meus estudos e aplicações práticas sempre foi levar este conhecimento para as empresas e profissionais melhorarem o seu desempenho e obterem melhor resultado.

Lembro que, ainda no final do século passado, quando comecei da minha carreira de marketeiro, percebi o potencial do público 60+. Ao mesmo tempo, identifiquei a falta de atenção que as empresas davam a este público, situação essa que não se modificou muito em duas décadas. Sempre incitei, nas empresas que prestei consultoria e mentoria, que olhassem com a devida atenção para este público. 

Em meus estudos, em especial no MBA em Neurobusiness, o comportamento do consumidor 60+ foi meu tema de pesquisa. E onde, alguns colegas aproveitaram para comentar que estava “legislando em causa própria”! Pensei. E por que não!? Quem melhor poderia expressar ‘dores’ e ‘percepções’ desses consumidores!?

Com base nisso, dediquei o último ano e meio para escrever, junto com meu parceiro Martin Henkel, o livro “SHOPPER60+: Um olhar sobre o comportamento de consumo na Economia Prateada”. O objetivo deste livro é trazer argumentos que possam auxiliar os profissionais de mercado a terem maior assertividade no desenvolvimento de seus produtos, na sua comunicação com este público e no atendimento das suas necessidades e desejos.

No livro, inicialmente demonstramos o potencial de consumo deste público e as demandas que não estão sendo adequadamente atendidas – o que podemos encarar como oportunidades para quem quiser se posicionar perante esse mercado. Na sequência buscamos um entendimento maior sobre o que acontece no envelhecimento natural e como isso impacta o comportamento de consumo.

Após entendermos esses porquês, apresentamos o que os profissionais e empresas precisam atentar para melhor entender e atender o SHOPPER60+ e como devem moldar a sua estratégia e suas abordagens para obter os melhores resultados. Neste sentido destacamos questões relacionadas aos produtos e serviços, atendimento – seja no ambiente físico quanto digital – e as formas como se comunicar adequadamente com esse público maravilhoso!

Em suma, queremos que as perspectivas e oportunidades ao se tratar deste público sejam aproveitadas pelas empresas e que isso se traduza um melhor atendimento e bem-estar para o consumidor 60+. Espero que tenhamos atingido este resultado!

Para saber mais, acesse nossos canais através do link. https://linktr.ee/shopper60mais