Muitas vezes me perguntam se o “coaching é um modismo”. Antes de responder esta pergunta é bom deixar claro a diferença entre modismo e tendência. Moda é algo efêmero; que vai e que vem; que segue a onda do mercado. Já uma tendência é algo que surge, vai conquistando adeptos e se consolida, continuando a crescer de forma constante, se tornando um padrão. Para exemplificar: o vestuário segue a moda. Hoje as calças são mais justas, no próximo ano vem as bocas de sino, daqui a dois anos sabe-se lá qual será o estilo. O mercado pet é tendência: o número de cães e gatos de estimação só cresce, cada vez é mais raro uma família não ter um pet, cada vez mais produtos e serviços são apresentados a este mercado, e não se vê possibilidade de inverter esta situação. Agora, respondendo à pergunta: coaching não é modismo. É uma tendência muito forte cada vez mais presente nas organizações.
O coaching se consolida como uma tendência mundial capaz de conectar as necessidades individuais com o desempenho empresarial. Explico: entendendo que o coaching é uma abordagem que tem como objetivo o aumento da performance de indivíduos e organizações, baseado em métodos, técnicas e ferramentas que auxiliam a atingir um estado desejado, verificamos que este é um conceito aplicado tanto a pessoas como a empresas. E mais, é um conceito que está alinhado com as demandas do mercado atual!
Vale destacar que, muitas vezes, o termo coaching é aplicado livremente – e até irresponsavelmente – para identificar qualquer atividade de treinamento, aconselhamento ou consultoria, totalmente alheios à essência do coaching. Coaching não faz mágica! É uma atividade que exige consciência por parte da empresa contratante, formação específica e conhecimento profundo do coach e muita dedicação e comprometimento do coachee, a pessoa que passa pelo processo.
O coaching empresarial (ou coaching executivo), chegou ao Brasil no final dos anos 1980. Mas é a partir do início da década atual que entra verdadeiramente em cena como uma solução para o caso de profissionais e empresas que precisam rapidamente resolver os seus gaps de competência. A partir e então, o coaching empresarial passa a ser utilizado nas organizações brasileiras de uma forma mais estruturada, para a melhoria de performance dos indivíduos e equipes.
O coaching estimula a reflexão e não vem com receitas prontas. É um processo de dentro para fora, em que os profissionais, alicerçados nos seus conhecimentos vão construir a solução para os problemas organizacionais. O coaching contribui para o desenvolvimento de novas competências, habilidades e comportamentos de uma forma rápida e focada no resultado.
Quando conduzido por profissionais com uma formação consistente e com experiência de mercado, partindo de uma abordagem estratégica e de uma visão sistêmica, tem forte contribuição nos processos de mudança sustentável nas organizações. Em suma, o coaching empresarial se insere no campo estratégico da organização, no desenvolvimento das lideranças e no desenvolvimento de melhores pessoas para dentro e para fora da empresa.
Se isso interessa a você e a sua empresa, entra em contato comigo clicando aqui. Forte abraço e SUCESSO!