Está chegando aquele momento de final de ano em que muitos fazem aquela parada, avaliam o que aconteceu e estabelecem novos objetivos para o ano que está por vir. Mas apenas fazer uma lista de objetivos não é garantia de sucesso. É necessário que os objetivos e metas sejam estabelecidos de forma inteligente para que sejam alcançados.
Neste artigo quero contribuir com você para que, a partir de agora, os seus objetivos sejam atingidos. Vou repassar a técnica SMART!
SMART é um acróstico que utiliza a palavra inglesa que significa “inteligente”, “esperto” e que designa uma técnica utilizada para definir os cinco requisitos que um objetivo deve atender para que seja efetivo e tenha uma elevada probabilidade de realização. Vamos a eles…
SPECIFIC – Específico
Os objetivos devem conter detalhes específicos sobre o que se pretende alcançar e ser colocado da forma mais detalhada possível. Por exemplo, em vez de definir o objetivo como “Eu quero ser rico”, defina-o como “Eu vou acumular um milhão de reais”.
É comum ouvir alguém dizer “Este ano quero fazer uma pós-graduação”. Muito bom, mas em quê? Marketing? Finanças? Aproveite e defina o tempo de duração do curso, a instituição, cidade ou país.
MEASURABLE – Mensurável
É muito importante que os objetivos sejam mensuráveis. Lembre-se: Não se pode administrar o que não é medido. Portanto, deve haver uma forma de evidenciar o atingimento do objetivo.
Por exemplo, em vez de dizer “Quero perder peso”, diga, “Eu vou pesar 75 quilos”. Atingir os 75 quilos é uma meta específica e mensurável. Alguém diz: “Quero ganhar mais dinheiro este ano”. Parabéns, quem não o quer? Isso não é meta. A meta é escrever “Eu vou ganhar 100 mil reais este ano, vou poupar 30 mil reais e/ou vou comprar um carro de 50 mil reais”.
Algumas vezes temos objetivos que não são diretamente quantificáveis, ou seja, são de caráter qualitativo. Por exemplo, um coachee meu disse querer “melhorar o relacionamento com a sua esposa”. Em primeiro lugar podemos buscar especificar um pouco mais este objetivo, estimulando a ele identificar que aspecto do relacionamento especificamente ele deseja melhorar. Se mesmo assim, o aspecto não tiver diretamente uma forma de mensuração, podemos utilizar uma escala de comparação: “Numa escala de 0 a 10, como você avalia o seu relacionamento hoje?” (Eaí a “régua” é dele!). “E em que nota você quer chegar?”
ATTAINABLE – Atingível
Os seus objetivos e metas devem ser desafiantes, mas possíveis de alcançar. Não estabeleça uma meta que não tem a menor possibilidade de ter sucesso. Não adianta colocar algo muito acima de sua realidade que logo gera desânimo e desistência. Isso só levará a desilusões e terá um impacto negativo na sua autoestima. Em suma a meta deve ser motivadora e não desmotivadora!
Por exemplo, em vez de dizer “Eu serei milionário até o final deste ano”, talvez você possa estabelecer a meta como “Eu vou economizar 100 reais por mês nos próximos 10 anos para que possa me tornar um milionário dentro de 20 anos”. É importante definir objetivos compatíveis com a realidade. Se o que você quer não faz parte de sua realidade, crie metas para chegar até lá.
Algumas perguntas devem ser feitas para validar se um objetivo é atingível:
RELEVANT – Relevante
Os objetivos devem ser relevantes, ou seja, ter importância no cumprimento de algo maior, de um propósito. Se os seus objetivos não o levam mais perto do que quer alcançar, não faz sentido estabelecê-los. Por exemplo, se pretende ficar em forma, em vez de estabelecer uma meta de ver menos televisão (isso por si só não irá melhorar a sua forma), estabeleça uma meta do tipo “Eu vou fazer exercícios físicos, durante 30 minutos, quatro dias por semana”.
O objetivo é ainda mais relevante quando está ligado ao seu propósito de vida, aos seus valores, a algo que o realiza, quando faz uso dos seus dons singulares. Procure traçar metas que o levem a um sentimento de realização. A sensação de meta alcançada compensa qualquer preço pelo caminho percorrido. Uma pergunta para checar a relevância é: “Ao alcançar o objetivo, o que isso vai te trazer de bom?” ou “O que você vai ganhar com isso”
TIME BASED – Temporizável
Finalmente, as metas têm que ser alcançadas dentro de um período de tempo específico. Pegue em qualquer um dos exemplos acima mencionados e adicione a palavra “até”, seguido por uma hora, de um dia, de um mês e de um ano específico. Por exemplo: “Eu vou realizar um trabalho voluntário na igreja de meu bairro durante todo o segundo semestre deste ano” ou “Eu vou mudar de emprego dentro de seis meses”.
Lembre-se de que a meta deve ser desafiante, mas tem que ser alcançável, de forma que não deve estabelecer um prazo de tempo que sabe que não poderá cumprir.
Tenho certeza que se você determinar os seus objetivos de maneira SMART, a probabilidade de que eles se realizem é muitíssimo alta! Ponha em prática para 2018 e aproveite os seus GRANDES MOMENTOS!!!
Álvaro Flores