Mude o Paradigma do Paradigma

Mude o Paradigma do Paradigma

Pode me chamar de louco, mas este é o grande desafio do presente para termos resultados no futuro!

Sei que você sabe, mas não custa repetir. Etimologicamente, paradigma tem origem no grego paradeigma que significa modelo ou padrão, correspondendo a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação.

Sempre que falamos de um processo, temos um paradigma. Sempre que temos que mudar esse processo, falamos em mudança de paradigma. E esta tem sido a tônica da gestão nas últimas décadas. Entretanto, tenho visto que na maioria das vezes estamos mudando paradigmas baseados em velhos paradigmas! Em outras palavras, estamos procurando resolver novos problemas utilizando velhas soluções.

Mas de que maneira buscar novas soluções? E aí invoco o que eu chamo de “Teoria da Insanidade” de Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”! Então, o que há de novo a fazer?

Ao longo da história da gestão de negócios, pensou-se que o comportamento das pessoas era guiado pela razão e pela lógica. Basicamente, as pessoas seriam guiadas por seu pensamento consciente. Porém as pesquisas recentes em neuropsicologia apontam na direção oposta: se dirigem para as emoções, automatismos, crenças… São elas que governam e dominam as pessoas.

Isso tem um grande impacto na concepção que temos de pessoas, grupos e organizações. Antes, pensava-se que toda a área do córtex cerebral, lar do processamento consciente da informação, era o que governava nossas ações. Mas agora sabemos que o cerne da questão pode estar nas regiões subcorticais: amígdala, hipocampo, gânglios basais… E o que isso significa? Que a grande maioria de nosso comportamento é governada por nosso subconsciente.

Mas isso não deve nos assustar, pois uma vez que sabemos que o comportamento humano é de alguma forma condicionado por esses fatores, podemos tomar medidas a respeito. Temos um novo modelo (paradigma) a seguir.

Nas organizações também podemos fazer um gerenciamento adequado das emoções e crenças das pessoas. Todo esse substrato de crenças e emoções, uma vez trabalhado, nos permitirá melhorar a capacidade de decisão, liderança, inovação… As possibilidades são infinitas!

Portanto chegou a hora de mudar os modelos nos quais nos baseamos para entender as nossas decisões pessoais e gerenciar as nossas atividades e as nossas empresas. Está na hora de entendermos profundamente os modelos mentais que regem todas estas questões. Está na hora de mudar o paradigma do paradigma e garantir os resultados no longo prazo.

Bora lá… Vem comig😊!

 

Prof. Álvaro Flores