Qual a sua missão?

Qual a sua missão?

Em qualquer processo de planejamento estratégico empresarial, a definição da missão é tida como uma das premissas para construir o futuro da organização. Entretanto, na nossa vida pessoal, esquecemos dese importante conceito. Daí a pergunta título deste artigo: qual a sua missão?

 

 

Quando li, pouco mais de dois anos atrás,“A tríade do tempo” de Christian Barbosa,identifiquei uma dica, que está lá em letras garrafais (não do ponto de vista tipográfico, mas aquelas letras que quando a gente lê, saltam aos olhos): escreva sua missão de vida! Foi então que me dei conta de que depois de anos e anos conduzindo processos de planejamento estratégico e ajudando a dezenas (talvez centenas) de empresas a escreverem sua missão empresarial, eu ainda não tinha parado para pensar na minha missão pessoal.

Sabendo que a definição da missão empresarial é uma premissa básica para o desdobramento de qualquer planejamento estratégico, que tem como objetivo indicar os caminhos da empresa para alcançar os resultados de longo prazo, me soou como um alarme não ter uma missão pessoal definida, que obviamente acaba incluindo a abordagem profissional e, quando tratamos de empreendedores e empresários, também a questão organizacional.

Naquele momento estava passando merecidos dias de férias em uma simpática praia do litoral uruguaio, próxima a Puntadel Este, chamada Portezuelo. Era um dia em que o sol brilhava com toda sua intensidade, mas de temperatura agradável já que a brisa soprava de forma constante, fazendo aquele momento um dos mais agradáveis do ano (e já estávamos em 29 de dezembro!). Eu, sob o guarda-sol como de costume, já que não aprecio os raios solares diretamente sobre meu tegumento epitelial praticamente isento de melanina decorrente de minha meia ascendência germânica, tomei meu pequeno caderno de notas e comecei a rabiscar algumas palavras. Incialmente desconexas, mas que pouco a pouco começavam a tomar um sentido superior a tudo que eu já havia pensado até o momento.

Uma missão. Uma missão de vida para quem sabe que veio a este plano para cumprir um propósito! E qual é o meu? Esta foi a questão que fez, de palavras desconexas, de frases a princípio sem muito sentido, surgir um texto que resume o porquêda minha existência. E, com muito orgulho, compartilho com os leitores o que ficou registrado no meu pequeno caderno de notas de capa de couro laranja naquela manhã ensolarada de dezembro, mas que me acompanha desde então e certamente me acompanhará até o final dos meus dias: minha missão de vida. Ficou nele registrado:

 

“Buscar constantemente o crescimento pessoal, profissional e espiritual, de forma a me tornar uma pessoa melhor e apto a transmitir os meus conhecimentos e experiências ao maior número possível de pessoas e organizações, alcançando o reconhecimento como alguém diferenciado e conquistando a felicidade e o sucesso material e emocional”.

 

A partir do momento da definição desta missão, preciso confessar a você leitor, que muitas das decisões que precisei tomar ficaram muito mais simples. Bastava ler a missão e perguntar: a minha decisão contribui para a realização da missão? Caso positivo, decisão tomada; caso negativo, vamos buscar outras alternativas!

A formalização da missão fez com que ficasse mais fácil estabelecer objetivos e metas, e ainda mais, acompanhar os resultados das minhas ações e tomar providências, caso as mesmas não estivessem contribuindo para os resultados esperados. Nada diferente do que há anos fazia no ambiente organizacional, apenas aplicado à empresa “EU S.A.”.

Vale também registrar que esta missão é constantemente lida, analisada e, se necessário, revisada. Mas confesso que até o momento, nada foi modificado, senão que reforçado e utilizado como base para as minhas decisões e ações diárias.

E, para finalizar, fica o meu desafio a você: qual a sua missão? Identifique-a, formalize-a, divulgue-a, compartilhe-a e persiga-a diuturnamente. Você verá os resultados.

SUCE$$O!!!