Sentir-se jovem, sentir-se bonita ou sentir-se bem? O que define o comportamento da consumidora 40+

Sentir-se jovem, sentir-se bonita ou sentir-se bem? O que define o comportamento da consumidora 40+

Recentemente me deparei com um questionamento por parte de um cliente que atua no ramo de produtos de moda: por que a mulher com mais de 40 anos compra um sapato? Evidentemente, como nós profissionais de marketing sabemos, mais do que atributos tangíveis, a compra deste tipo de produto se dá em função de necessidades implícitas.

Então, decidi fazer uma pesquisa, para identificar, qual o principal motivador para compra de alguns produtos e serviços por parte de mulheres de mais de 40 anos. A questão chave foi identificar se a compra se dá em função da mulher querer se sentir mais jovem, mais bonita ou se sentir bem.

Para delimitar o escopo da pesquisa, estabeleci os procedimentos estéticos de harmonização facial e cirurgia plástica, e os produtos: roupas, calçados e produtos de beleza. As faixas etárias foram definidas considerando a Teoria dos Setênios, ou seja, os períodos de sete em sete anos que, com base nos conceitos da Antroposofia, ocorrem mudanças significativas no comportamento das pessoas.

A pesquisa foi distribuída através do WhatsApp para mulheres com mais de 40 anos, e obtive um retorno bastante significativo – para um índice de confiança de 95,5%, uma margem de erro de 8,4% – e que considero adequado para este tipo de pesquisa. Os dados foram avaliados de forma global e cruzados considerando a faixa etária.

Os resultados foram muito interessantes! Tanto que compartilho neste breve artigo os highlights da pesquisa.

 

Idade cronológica x idade psicológica

A primeira questão foi: “Considerando a sua idade cronológica em relação a sua idade psicológica, como você se sente?”. A maioria das mulheres disseram se sentir mais jovem do que a sua idade cronológica. Este sentimento é mais frequente na faixa dos 50 a 70 anos.

 

Motivação para realização de procedimentos estéticos

O principal motivador para as mulheres realizarem procedimentos estéticos, como harmonização facial e cirurgia plástica, é “se sentir melhor consigo mesma”.

 

Motivação para compra de produtos de moda

Na compra de roupas e sapatos, além das questões funcionais como estilo, conforto, preço, etc., as mulheres procuram, fundamentalmente, “se sentir bem”, seguido de “se sentir mais bonita”. À medida que aumenta a faixa etária, aumenta a motivação por se sentir bem, em detrimento de se sentir mais bonita. Não há indicação da compra de roupas e sapatos para se sentir mais jovem.

 

Motivação para uso de produtos de beleza

Até os 49 anos (sétimo setênio) as mulheres utilizam produtos de beleza principalmente para se sentirem mais bonitas. A partir dos 50 anos, o motivo principal migra para “se sentir bem consigo mesma”.

 

Em quem pensa em primeiro lugar

As mulheres 40+ de todas as faixas de idade, quando adquirem roupas, calçados e produtos de beleza, pensam em primeiro lugar em si mesmas, em detrimento do que os homens ou as amigas vão pensar.

 

Como já podemos perceber nestes rápidos tópicos, conhecer mais intimamente as motivações do público-alvo, é fundamental para estabelecermos nossas ações de marketing e vendas. E pesquisar é fundamental para não ficarmos à mercê de achismos ou “regras” tidas como absolutas.

Se você quiser adquirir o relatório completo da pesquisa, com os dados quantitativos (percentuais) e gráficos detalhados, mande um e-mail para [email protected], que terei o maior prazer em atendê-lo.