Você está usando o seu tempo para construir uma vida extraordinária?

Você está usando o seu tempo para construir uma vida extraordinária?

 

Acredito que você, em algum momento, já pronunciou uma ou várias das frases a seguir:

 

“Não tive tempo para fazer isso!”

“Estou sem tempo!”

“Faço quando tiver tempo!”

“Ah, se eu tivesse mais tempo…”

Estou certo?

Agora pense um pouco: o que é o tempo?

Se você quiser ser bem científico e objetivo, poderá dizer que o tempo nada mais é que o período que separa dois pontos usados como base para classificar um evento sendo que esses pontos podem ser segundos, minutos, dias, horas, meses, anos, décadas…

Mas podemos entender o tempo de uma forma mais abrangente, sendo o que temos para desfrutar nesta vida. Ou seja, tempo é vida… E para sentir o impacto que esta abordagem dá, experimente trocar a palavra tempo nas frases anteriores pela palavra vida!

Os gregos antigos tinham duas palavras para o tempo: chronos e kairós. Enquanto o primeiro refere-se ao tempo cronológico ou sequencial, o tempo que é medido pelo relógio, de natureza quantitativa, kairós possui natureza qualitativa, o momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece: a experiência do momento oportuno.

Chronos é igual para todos afinal, a cada dia ganhamos 86.400 segundos para viver, independentemente de onde habitamos, de quanto dinheiro temos, em quais atividades nos envolvemos. Já kairós está relacionado a como utilizamos o nosso tempo, o que podemos proporcionar a nós e aos outros através de nossa existência. Isso significa que podemos viver o tempo burocrático, medido por cronogramas, horas, prazos determinados, com qualidade, valorizando e qualificando o instante, o momento vivido.

 

O tempo está passando mais rápido? Ou você não está sabendo utilizá-lo adequadamente?

Há uma grande possibilidade de que você ter a impressão que o tempo está passando mais rápido, e por isso está faltando tempo para fazer tudo o que está na sua agenda. Se você está pensando assim, deixe eu lhe dar uma má notícia: o tempo continua passando na mesma velocidade de 60 minutos por hora…

O que deve estar acontecendo é você estar utilizando o seu tempo de forma inadequada. Nosso cérebro tem uma percepção do tempo, que deleta o que já é sabido, conhecido. Assim, se você vive no “piloto automático”, fazendo coisas de rotina, o seu cérebro não está registrando estes momentos, e no final da sua jornada diária o dia passou e você tem a sensação que não fez nada. Sinal claro de que você está dedicando muito tempo para coisas apenas circunstanciais.

Eu sempre digo que ninguém tem falta de tempo! O que acontece é que muitas vezes não definimos as prioridades, de como queremos utilizar o nosso tempo. E aí chegamos a questão título deste artigo: “Como você está utilizando o seu tempo?” “O que você está colocando como suas prioridades?” “Você está usando o seu tempo para construir uma vida extraordinária?” Ou apenas está deixando o tempo (vida) escorrer por entre seus dedos…

 

O que você faria se tivesse duas horas a mais disponíveis por dia?

Adoro fazer esta pergunta nas minhas palestras e treinamentos sobre gestão do tempo. As repostas são as mais diversas, mas com certeza todas se relacionam com as verdadeiras prioridades de cada um.

Convívio com a família, lazer, atividade física, colocar em prática ideias engavetadas, sono reparador, ócio… Não importa. Isto é o seu verdadeiro motivo para se sentir mais feliz, mais completo, vivendo a vida que você deseja.

Faça a sua lista. Priorize as suas atividades e administre adequadamente o seu tempo para que você tenha estas duas horas disponíveis para o que realmente é importante para você!

E lembre que a gestão do tempo é antes de tudo a gestão de nós mesmos. É uma tomada de consciência e uma reavaliação de nossos hábitos e rotinas diárias, descobrindo o que pode e precisa ser mudado e melhorado.

E eu posso te ajudar!

Para começar leia este artigo em que eu enfoco o primeiro passo para gerir bem o seu tempo e fique atento que em breve informarei onde será realizado o próximo treinamento “Maestria na Gestão do Tempo”.

Forte abraço e SUCESSO!

Álvaro Flores